Constelação Familiar

A Constelação Familiar, ou Constelação Sistêmica, é uma terapia que busca soluções profundas a problemas recorrentes, levando em consideração a influência da estrutura familiar na vida do indivíduo. Não pode ser definida como um método, mas como uma postura fenomenológica, uma vez que faz uso das informações do sistema do cliente, as quais atravessam tempo e espaço através de gerações, bem como observações, sentimentos e sensações que ocorrem durante a sessão.

 

O criador das Constelações Familiares é Bert Hellinger, um psicoterapeuta alemão nascido em 1925. Dos muitos grupos que participamos em nossas vidas, como círculos de amizades e profissionais, Hellinger considera a família como nosso sistema de origem, e, portanto, onde tudo se inicia. Cada membro da família é como o fio de uma teia, na qual estamos entrelaçados por meio de laços familiares profundos. Qualquer movimento prejudicial a um membro provoca “emaranhamentos”, que influenciam não só o indivíduo, mas a teia como um todo.

 

Assim como na imagem da teia, na nossa vida há casos em que os “emaranhamentos” nos quais nos encontramos não podem ser explicados somente a partir de nossa história individual, mas estão ligados sistemicamente ao nosso histórico familiar. O efeito maior das constelações é trazer à luz a percepção de como revivemos necessidades de outras pessoas do nosso sistema familiar, ocupando inconscientemente seus lugares e destinos e gerando muitas dificuldades para nossa vida, até que essas questões sejam vistas e o passado possa ficar definitivamente no passado.

 

Na prática, a Constelação Familiar nos mostra que há uma repetição de padrões comportamentais e  de compensações sistêmicas que atravessam gerações em uma família. Muitos dos nossos problemas como doenças, insucessos, dificuldades financeiras e de relacionamentos, podem estar ligados a outros membros da família que vivenciaram essas mesmas adversidades, por meio do movimento de repetição de padrões de comportamento.

 

Um atendimento em Constelação Familiar pode ocorrer de duas maneiras: em grupo, onde os membros da família ou da situação são representados por outras pessoas; ou individual, utilizando bonecos ou âncoras para representar estes componentes.

Aplicações 

 

As Constelações Familiares identificam de forma rápida, profunda e efetiva a forma como os padrões familiares são reproduzidos em determinado sistema. A partir de uma questão que o cliente queira solucionar, a constelação tem o poder de revelar a origem do sofrimento, bem como indicar a forma de liberação do fluxo interrompido, ajudando o cliente a assumir a realidade, tal qual ela é, e preenchê-la com amor. Em geral, os resultados da sessão são descritos como aliviantes e liberadores.

 

As Constelações auxiliam, esclarecem e facilitam as relações entre pais e filhos, irmãos, casais, dentre outras. Porém, elas em podem ser aplicadas a todas as áreas do desenvolvimento humano, não se restringindo apenas às relações familiares. Outros temas comuns são as relações profissionais como sociedades, empresas e dificuldades financeiras; problemas relacionados à saúde, como doenças físicas e emocionais; sentimentos de medo, angústia, depressão; bloqueios; dentre outros.

 

Alguns dos temas que podem ser trabalhados nas Constelações Familiares:

 

  • Relações entre membros da família vivos ou mortos (pais e filhos, irmãos, tios, etc);

  • Dificuldades com relacionamentos amorosos;

  • Dificuldades financeiras e profissionais;

  • Problemas com empresas e sociedades;

  • Sentimentos de medo, angústia, depressão, etc;

  • Não saber seu lugar no mundo;

  • Dificuldade em tomar decisões;

  • Qualquer dificuldade que esteja causando sofrimento, para a qual o cliente se veja preso, sem encontrar solução.

 

Devido ao efeito esclarecedor das Constelações nas relações humanas, diversos benefícios podem ser alcançados, como:

 

  • Melhoria nas relações familiares/ interpessoais;

  • Melhorias em questões profissionais/empresariais;

  • Um novo olhar para uma velha questão.

 

 

 

“Os sofrimentos familiares são como elos de uma corrente que se repetem de geração em geração, até que um descendente tome consciência e transforme a maldição em bênção”  Bert Hellinger

Rua Paulo Gonçalves, 271 - Alto de Santana 

           (11) 96230-1313  

  • Preto Ícone Instagram
  • Facebook ícone social